- Acessos: 6710
DEFICIÊNCIAS NEUROLÓGICAS
De acordo com as publicações da Galactosemia Foundation, assim como os distúrbios de fala e linguagem, atrasos do desenvolvimento neurológico também foram observados em pacientes com galactosemia. Foram detectados problemas com a marcha, equilíbrio e tremores. Num estudo onde foram avaliados 45 indivíduos com galactosemia, 12 deles apresentaram sintomas neurológicos que incluíam ataxia, tremores e dismetria.
Ataxia – É uma incapacidade total ou parcial em coordenar os movimentos corporais voluntários.
Tremores – São contrações musculares rítmicas e involuntárias, caracterizadas por oscilações em uma parte do corpo. Existem diferentes tipos de tremores, eles podem afetar várias partes do corpo, como a cabeça, as estruturas faciais, as cordas vocais, o tronco, as pernas, no entanto a maioria ocorre nas mãos.
Dismetria – É a estimativa equivocada de distância durante a atividade muscular. Dismetria inclui tanto hipo e hipermetria. Com hipermetria, o movimento muscular voluntário sobrealça o objetivo a que se destina, na hipometria o movimento voluntário fica aquém da meta pretendida.
Embora as deficiências neurológicas não apresentem risco de vida, elas podem ser responsáveis pela incapacitação funcional e constrangimento social. Se você suspeita que seu filho esta apresentando algum destes sintomas, procure um médico neurologista e alerte-o para a possibilidade do quadro estar relacionado com a galactosemia. O tratamento nestas condições, inclue vários tipos de terapia e/ou medicação.