- Acessos: 7580
O QUE É GALACTOSEMIA
A Galactosemia é uma doença genética que faz parte de um grupo de patologias chamadas de Erros Inatos do Metabolismo (EIM), classificada dentro das Doenças Metabólicas Hereditárias, grupo II (doenças decorrentes de erros inatos do metabolismo intermediário, com intoxicação aguda ou crônica e progressiva). Trata-se de uma doença autossômica recessiva, caracterizada por uma inabilidade em converter a galactose em glicose, levando a um acúmulo de metabólitos da galactose no organismo, que passa a ter níveis elevados e tóxicos circulantes.
No metabolismo normal da galactose o primeiro passo é a reação de transformação da galactose em galactose-1-fosfato, que é catalisada pela enzima galactoquinase com gasto de ATP. Em seguida, a galactose-1-fosfato passa pela seguinte reação catalisada pela enzima galactose-1-P-uridil transferase:
Galactose-1-fosfato + UDP–Glicose → UDP-Galactose + Glicose–1-Fosfato
A UDP-galactose passa pela enzima uridina–difosfogalactose epimerase, que promove sua transformação em UDP-glicose.
Existem três tipos de Galactosemia, o que diferencia uma da outra é a ausência da enzima específica GALT, GALE ou GALK. Existe também uma variante especial, muito mais branda que as demais, chamada Duarte. A gravidade da doença depende do tipo de enzima ausente ou com baixa atividade enzimática.